Segunda, Dezembro 18, 2017
Prefeitura de Caruaru inicia processo seletivo para contratação de 10 profissionais da saúde
Caruaru recebe ações do Dezembro Vermelho
Secretaria de Saúde realiza visita técnica em Goiás
Vigilância em Saúde recebe prêmio estadual
Verifique aqui se seus exames ou consultas já foram agendados.
Disque Saúde
Portal da Transparência do Município

Ação lembra Dia de Combate à Hanseníase em Caruaru

 
 
Nesta quinta-feira (26), é comemorado o dia “D” de combate mundial à Hanseníase, tambémchamada de “doença mais antiga do mundo” e lepra. Em Caruaru, a semana será voltada para palestras nas unidades de saúde da família, com o intuito de alertar a população sobre a prevenção o combate à doença.

Em 2016, foram confirmados 33 casos de hanseníase no município e 93% dos pacientes receberam alta por cura, isso se deve ao diagnóstico precoce que torna a recuperação mais rápida e fácil. O tratamento da hanseníase é via oral, constituído pela associação de dois ou três medicamentos denominado de poliquimioterapia.
 
Em todas as UBS’s, a população tem acesso ao diagnóstico prévio da doença. O tratamento e acompanhamento do paciente diagnosticado acontecem no Centro de Saúde Amélia de Pontes, que é a referência para os casos e atende os 32 municípios da 4° Geres.  O centro conta com dois profissionais médicos infectologistas que realizam o atendimento aos pacientes.
 
A hanseníase se manifesta por lesões de pele com alteração de cor e de sensibilidade ao calor, frio, dor, tato, dormência, formigamento, nódulos doloridos no corpo, inchaços e manchas esbranquiçadas. Qualquer pessoa com algum dos sintomas deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência.


Sintomas da doença:
 
Os sintomas da hanseníase incluem sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades; manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato; áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer local do corpo; diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).

 

Últimas Notícias

Testes rápidos de HIV/AIDS serão realizados gratuitamente no centro de Caruaru
15 Dez 2017 16:49 - Conceição RicarteTestes rápidos de HIV/AIDS serão realizados gratuitamente no centro de Caruaru

  A Secretaria de Saúde de Caruaru, em parceria com Secretaria do Estado de Pernambuco, vai disponibilizar uma Unidade Móvel para a população caruaruense realizar, gratuitamente, testes rápidos de HIV/AIDS. A ação acontece na próxima segunda-feira (18), das 10h30 às 15h30, no Marco Zero do município, e faz parte da programação do Dezembro Vermelho, que chega a sua última semana de atividades. De acordo com a Gerente do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Giselda Melo, a iniciativa é uma forma de levar o diagnóstico precoce às pessoas, que transitam pelo Centro da cidade, principalmente aqueles que não têm tempo para realizar os exames. O teste é gratuito e dura apenas 15 minutos. A programação do Dezembro Vermelho segue até o dia 22 de dezembro com palestras educativas; testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C; atividades que busquem melhorar a qualidade de vida; entre outros. Confira a programação geral: sp;... ]

Leia texto completo clicando aqui
Prefeitura de Caruaru inicia processo seletivo para contratação de 10 profissionais da saúde
12 Dez 2017 12:10 - Conceição RicartePrefeitura de Caruaru inicia processo seletivo para contratação de 10 profissionais da saúde

  A partir desta terça feira, dia 12, a Prefeitura de Caruaru deu início a uma seleção para contratação de duas equipes do Programa Saúde da Família. Serão abertas 2 vagas para cada um dos seguintes cargos: Médico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Dentista e Auxiliar de Saúde Bucal. As inscrições vão até o dia 22 de dezembro e deverão ser realizadas, exclusivamente, através do site selecoes.caruaru.pe.gov.br, na aba ‘Seleção PSF’.   Os interessados deverão ser graduados nos respectivos cursos dos cargos selecionados. As remunerações vão de R$ 1.354,00 até R$ 15.955,81   A seleção acontecerá por meio de análise de títulos. Na inscrição os candidatos deverão informar as formações que possuem para que possam ser classificados conforme o edital.    O cronograma completo, atribuições e formulário para inscrição estão disponíveis no site gov.br/">http://selecoes.caruaru.pe.gov.br/

Leia texto completo clicando aqui
Secretaria de Saúde de Caruaru divulga balanço do Novembro Azul
08 Dez 2017 18:33 - Conceição RicarteSecretaria de Saúde de Caruaru divulga balanço do Novembro Azul

  O grande número de homens nas Unidades Básicas de Saúde no decorrer do mês de novembro foi inédito. Foram registrados mais de 1.200 atendimentos, apenas nos dias dedicados exclusivamente a campanha, além dos atendimentos em geral ainda não foram contabilizados. Em Caruaru foram realizadas 46 ações, com testagem rápida de sífilis e HIV, campeonato de dominó, ações com o NASF sobre alimentação saudável, atividade física e importância do auto cuidado no público masculino. Também foram realizadas atividades fora dos estabelecimentos de saúde, como em transportadoras, fábricas, oficinas, fabricos de costura, entre outros. Todos os atendimentos visaram à saúde integral do homem. Segundo a Secretaria de Saúde de Caruaru, este ano, houve uma procura muito maior dos homens as unidades de saúde no decorrer do mês, sendo realizados mais 750 exames de PSA para o rastreio do câncer de próstata. Este é um balanço geral do Novembro Azul na cidade. De acordo [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Secretaria de Saúde realiza visita técnica em Goiás
07 Dez 2017 15:06 - Conceição RicarteSecretaria de Saúde realiza visita técnica em Goiás

  A Secretária Executiva da Atenção Especializada, Regulação e Farmácia, Dra Ana Ávila, juntamente com a Gerente da Atenção Básica, Lílian Leite, estiveram em Goiás realizando uma visita técnica ao Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde Zilda Arns Neumann (Conecta SUS). A equipe foi recepcionada pelo Superintendente de Políticas de Atenção Integral a Saúde, Evanilde Gomides, pelo Subsecretário Dr. Deusdete Vaz e técnicos do Conecta SUS. As representantes de Caruaru foram conhecer o processo de planificação que o Governo de Goiás está fazendo através do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e os municípios, que é um processo que está contribuindo para a política de fortalecimento e qualificação da atenção básica. Elas visitaram três municípios do estado de Goiás, em busca de observar de perto a execução da planificação para poder melhorar ainda mais o acesso em Caruaru.

Leia texto completo clicando aqui
Outros Artigos

Blog do Ministério da Saúde

Nossa Localização