Destaques

Notícias

carregar mais segure a tecla SHIFT para carregar tudo carregar tudo

 

Projeto faz parte do programa Aprender com Saúde que atende 116 escolas cobertas por 52 equipes de Saúde da Família

 

Foto: Jorge Farias

 

A partir da próxima segunda-feira (13), as escolas públicas de Caruaru serão contempladas com a segunda fase do projeto “Escola Amiga do SAMU”, que faz parte do programa Aprender com Saúde, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município.

 

O programa qualifica alunos e professores a como identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos, além de conhecer o funcionamento do serviço e alertar sobre os trotes. A princípio, dez escolas tiveram dois alunos e um professor, de cada turno, participando da capacitação de prevenção de acidentes e violência do SAMU, que aconteceu em outubro, e estão aptos a prestar o atendimento de primeiros socorros nas unidades de ensino, além de serem agentes multiplicadores nas escolas. Ao todo foram capacitadas 96 pessoas, entre estudantes e educadores.

 

“Nosso objetivo é qualificar, através de capacitação técnica, professores e alunos para identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos, tendo como meta fundamental salvar vidas. Além de despertar a necessidade de que todos se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos, e das atitudes que ampliam a cidadania, dentro e fora da escola”, explicou o Coordenador Geral do SAMU, Tiago Acioli.

 

A primeira unidade contemplada será a Escola Municipal Professor Luiz Pessoa da Silva, localizada no Vassoural, que vai receber um kit de primeiros socorros, demonstração de atendimento de emergência, que será executado pelos alunos e professores que participaram do treinamento, palestras para conhecer como funciona o serviço do SAMU e esclarecer os perigos do trote, além de entregar os certificados de “Escola Amiga do SAMU” para a instituição e “Amigo do SAMU” para os alunos e professores que fizeram a capacitação.

 

Escolas contempladas em novembro:

 

13/11 – Escola Municipal Professor Luiz Pessoa da Silva (Vassoural)

 

16/11 – Escola Municipal Josélia Florêncio (São João da Escócia)

 

20/11 – Escola Municipal Santos Anjos (Vila Kennedy)

 

21/11 – Escola Municipal Laura Florêncio (Salgado)

 

30/11 – Escola Municipal Professor Leudo Valença (Rendeiras)