carregar mais segure a tecla SHIFT para carregar tudo carregar tudo

Foi realizada nesta terça-feira (21), em alusão as comemorações da Semana de Consciência Negra, uma Roda de Diálogo sobre Racismo Institucional na Saúde. A temática foi definida através de uma demanda na Conferência de Saúde, já que a discriminação por parte dos usuários do SUS é cada vez mais crescente. Participaram da conversa profissionais da própria secretaria e alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Pernambuco, Campus Agreste.

O evento teve início com a apresentação musical da cantora e Gerente de Políticas para Mulheres Negras, Chis Mendes. Em seguida, a roda de conversa com a coordenadora de saúde da população negra da Secretaria de Saúde de Caruaru, Viviane Amaral, a Psicóloga, Mariana Paz; a representante do Conselho Regional de Psicologia, Gioconda Sousa e o apoiador da Política de SPN e Militante do Movimento Negro Caruaru, Anderson Carvalho.

O evento também contou com a história do orixá da saúde contada pelo Advogado e Babalorixá Pai Ivan, além da apresentação pela equipe de arte educadores da SMS com um esquete sobre Racismo na Saúde.

Ao final, houve a participação efetiva dos futuros médicos de Caruaru com perguntas pertinentes acerca do Racismo na Saúde e dos desafios para uma saúde com mais igualdade.

Racismo institucional - qualquer sistema de desigualdade que se baseia em raça que pode ocorrer em instituições como órgãos públicos governamentais, corporações empresariais privadas e universidades (públicas e privadas).