Destaques

Notícias

carregar mais segure a tecla SHIFT para carregar tudo carregar tudo

 

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através do Centro de Referência Especializado em Saúde do Trabalhador (Cerest) está realizando uma série de palestras voltadas para prevenção as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT).

Tais patologias são manifestações de lesões decorrentes da utilização, do esforço e da repetição de atividade relacionadas ao trabalho. Não são, no entanto, propriamente uma doença, mas; sim, síndromes constituídas por um grupo de doenças como: tendinite (inflamações nos tendões), bursite (inflamação na bursa), epicondilite (inflamação dos cotovelos), entre outras.

De acordo com uma Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, mostrou que em 2013, 3.568.095 trabalhadores disseram ter tido diagnóstico de LER/DORT. Há décadas, dentre as doenças ocupacionais, são as mais frequentes nas estatísticas da Previdência Social.

“O foco, neste momento, é a prevenção. O que você pode fazer para diagnosticar precocemente a doença e estar revertendo o quadro”, afirmou o coordenador do Centro de Referência à Saúde do Trabalhador (Cerest), Hermes Rocha.

A próxima palestra para uma nova equipe de colaboradores da Secretaria de Saúde de Caruaru acontece no dia 28 de novembro.