Domingo, Janeiro 21, 2018
SAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado
Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
Escola Amiga do Samu contempla mais de dois mil alunos da rede municipal
Diminuir espera para consultas eletivas é o destaque da Secretaria de Saúde de Caruaru em 2017
Verifique aqui se seus exames ou consultas já foram agendados.
Disque Saúde
Portal da Transparência do Município

Diminuir espera para consultas eletivas é o destaque da Secretaria de Saúde de Caruaru em 2017

 

A Secretaria de Saúde de Caruaru desenvolveu diversas atividades, em 2017, para a melhoria da qualidade de vida da população do município. Em relação aos atendimentos especializados e exames, houve importante incremento: entre janeiro e outubro de 2017, a ampliação de quase 400% em cirurgias ginecológicas, retomada de laqueaduras, ampliação em 50% das cirurgias vasculares e em 25% dos procedimentos cirúrgicos urológicos.

Em relação aos exames de imagem, houve ampliação de 100% em ultrassom obstétrico, incluindo os morfológicos; ultrassons com Doppler de membros inferiores cresceram 50% e os gerais mais de 35%. Com a inauguração do Ambulatório Multiprofissional Especializado (AME), em julho de 2017, houve aumento nos atendimentos realizados nos serviços de média complexidade em mais de 10%, com mais de 160 mil atendimentos realizados por especialistas à população.

“O AME agrega, hoje, em um mesmo espaço físico, três unidades ambulatoriais, o CMEM I e II e Ambulatório de Especialidades (Casinhas), que funcionavam em ambientes distintos, com estruturas físicas inadequadas ao atendimento dos pacientes. Melhorar o espaço, visando conforto dos profissionais de saúde e dos pacientes, foi a principal motivação para a transferência desses serviços para o AME”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Ana Maria Albuquerque.

Também foram ofertadas cerca de 24 mil consultas de pré-natal nas mais de 70 unidades básicas de saúde e quase duas mil visitas de agentes de combate a endemias no “Programa Gestante Segura” para prevenção de arboviroses. Mais de 500 casais realizaram visitas à maternidade e Casa de Saúde Bom Jesus para formação de vínculos e conhecimento da dinâmica de atendimento, contribuindo para o aumento do número de partos naturais. Para manutenção de baixas taxas de mortalidade infantil foram capacitados mais 490 Agentes Comunitários de Saúde em ações para combater o surgimento de casos de tuberculose, anemia falciforme, doenças diarréicas, arboviroses, entre outras, e promover melhoria do atendimento às gestantes. Ainda em 2017, houve o lançamento do “Programa da Primeira Infância” para assistência a gestantes e redução de mortalidade infantil e melhoria da saúde das crianças.

Ainda pensando em melhor atender à população, houve implantação de cinco novas equipes de Saúde da Família (dentre elas: José Carlos de Oliveira III e São João da Escócia IV), passando a cobertura de 64%, em janeiro, para 69% da população do município em setembro de 2017. Também foram implantadas cinco novas equipes de Saúde Bucal nas ESF Sinhazinha I, Sinhazinha II, Santa Rosa III, Rendeiras e Morro São Francisco, ampliando a atenção bucal para mais 30 mil pessoas e realizando um investimento de quase R$ 145 mil reais. A cobertura da atenção bucal, pela primeira vez, alcançou mais de 50% da população de Caruaru. “Também tivemos a ampliação, na cobertura do NASF, de quase 50 mil pessoas, passando de 50 para 64 ESF cobertas; reformamos nove UBS (São João da Escócia II; São João da Escócia I, III e IV; Demóstenes Veras e Novo Mundo; Salgado III; Terra Vermelha; Rafael; Sinhazinha; Vila Kennedy II; Padre Inácio), beneficiando mais de 67 mil pessoas dessas comunidades. Tivemos, ainda, reforma em cinco Unidades Especializadas: Casa de Saúde Bom Jesus; UPA Vassoural, UPA do Salgado; Clínica da Mulher e a Unidade de Saúde Mental Infantojuvenil. Unidades que atendem a comunidades de todo o município”, explicou a Secretária.

Para promover um maior diálogo e construção coletiva junto à sociedade, o plano municipal de saúde foi elaborado a diversas mãos. Foram 68 Pré-conferências de saúde e a X Conferência Municipal de Saúde de Caruaru, com mais de dois mil participantes, onde mais de 200 propostas foram discutidas para melhorar a qualidade dos serviços prestados à sociedade. Em conjunto com outras secretarias, foram desenvolvidas diversas atividades. Como destaque, a parceria com a Secretaria de Educação, que rendeu mais de 140 atividades com cerca de 14 mil estudantes atendidos, como nas ações com a equipe de vigilância ambiental para controle de doenças como zika, dengue, chikungunya e outras, para mais de sete mil estudantes espalhados em mais de 100 escolas.

“Nossa expectativa para 2018 é continuar prestando um serviço cada vez melhor para a população. Vamos começar o ano entregando mais duas Unidades de Saúde da Família, no Residencial Luiz Bezerra Torres. Teremos a construção de um AME na Cidade Jardim. Vamos implantar mais equipes de saúde bucal e também vamos ter a mudança de endereço de algumas unidades, para atender melhor os usuários. E ainda no primeiro semestre vamos licitar a construção da nova maternidade de Caruaru, que será um grande ganho para a população de Caruaru”, revelou a gestora da saúde do município.

Últimas Notícias

Centro de Zoonoses de Caruaru passará por treinamento de prevenção a febre amarela
18 Jan 2018 14:17 - Conceição RicarteCentro de Zoonoses de Caruaru passará por treinamento de prevenção a febre amarela

  Será realizado na próxima segunda-feira (22), às 9h, um treinamento para os profissionais do Centro de Zoonoses de Caruaru com o objetivo de monitorar e prevenir o aparecimento de febre amarela no município, já que o vírus foi identificado em algumas regiões do país. “Neste primeiro momento vamos preparar a equipe do Centro de Zoonoses para coleta e envio de amostra de animais encontrados mortos com suspeita de febre amarela. Vamos nos preparar para a possibilidade da doença chegar à cidade, já que temos uma circulação de pessoas muito grande devido à sulanca”, explicou o Gerente Geral da Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio. No segundo momento, os profissionais vão conversar com os coordenadores dos parques da cidade, onde existem algumas espécies de macaco, tipo sagüi, para saber o procedimento e os cuidados que se deve ter com o aparecimento de um animal morto. >Com o atual surto de febre amarela no Brasil, o Instituto Chico Mendes [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Comunicado - Casa de Saúde Bom Jesus
17 Jan 2018 23:42 - Conceição RicarteComunicado - Casa de Saúde Bom Jesus

    A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, nesta quarta-feira (17), houve um problema na coberta que atingiu o teto de gesso do bloco cirúrgico do Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus. Um engenheiro fez uma vistoria no local e o bloco foi interditado para manutenção. Os atendimentos as grávidas do município continuam na Casa de Saúde e os partos normais também. As mulheres que necessitarem de partos obstétricos serão encaminhadas, após avaliação do obstetra de plantão, para a Maternidade Jesus Nazareno.

Leia texto completo clicando aqui
SAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado
12 Jan 2018 17:50 - Conceição RicarteSAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado

Ocorrências deste tipo são as mais solicitadas pela unidade  Os acidentes de carro e moto envolvendo politraumatismos são os que mais solicitam o atendimento do Samu Agreste em Caruaru e cidades atendidas pela base do município. Com o objetivo de aperfeiçoar a prática dos profissionais a atuar no ambiente pré-hospitalar diminuindo a morbimortalidade e buscando encaminhar os pacientes ao hospital com uma estabilidade maior foi realizado, nesta quinta (11) e sexta-feiras (12), uma atualização em atendimento inicial ao Politraumatizado com as bases descentralizadas do SAMU Agreste. O treinamento foi ministrado pela médica do SAMU, Dra Adlay Menezes e contou com a participação de 150 pessoas ligadas ao SAMU e a Rede de Atenção às Urgências (RAU) de Caruaru e dos municípios da Macrorregião que estão sob a Regulação médica do município. “Este treinamento dá continuidade as ações de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Caruaru, pois atualiza [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
09 Jan 2018 13:50 - Conceição RicartePacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar

Três equipes fazem o atendimento em Caruaru   Os caruaruenses que necessitam de atendimento de saúde, através do município, contam com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que faz parte do programa Melhor em Casa e tem o objetivo de levar atendimento multiprofissional às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. Em Caruaru existem três equipes de SAD que atendem a 100% da cidade e, atualmente, cuida de 76 pacientes no domicílio. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes tem suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso. “Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado& [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Outros Artigos

Blog do Ministério da Saúde

Nossa Localização