Domingo, Janeiro 21, 2018
SAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado
Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
Escola Amiga do Samu contempla mais de dois mil alunos da rede municipal
Diminuir espera para consultas eletivas é o destaque da Secretaria de Saúde de Caruaru em 2017
Verifique aqui se seus exames ou consultas já foram agendados.
Disque Saúde
Portal da Transparência do Município

Escola Amiga do Samu contempla mais de dois mil alunos da rede municipal

Projeto faz parte do programa Aprender com Saúde que atende 116 escolas cobertas por 52 equipes de Saúde da Família

 

O segundo semestre de 2017 foi marcado pela segunda fase do projeto “Escola Amiga do SAMU”, que faz parte do programa Aprender com Saúde, desenvolvido através de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do município, que contemplaas escolas públicas de Caruaru. O programa qualificou alunos e professores a como identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos, além de conhecer o funcionamento do serviço e alertar sobre os trotes.

A princípio, as escolas Municipais Álvaro Lins, Mestre Vitalino, Professor Leudo Valença, Professora Sinhazinha, Jardim de Infância Santos Anjos, Professora Teresa Neuma Pereira Pedrosa, Professora Laura Florêncio, Professor Luiz Pessoa da Silva, Professora Josélia Florêncio da Silveira e Professora Margarida Miranda de Farias tiveram dois alunos e um professor, de cada turno, participando da capacitação de prevenção de acidentes e violência do SAMU, tornando-se aptos a prestar o atendimento de primeiros socorros nas unidades de ensino, além de serem agentes multiplicadores nas escolas.

“Nosso objetivo foi qualificar, através de capacitação técnica, professores e alunos para identificar, abordar e agir em relação às vítimas que necessitam de primeiros socorros ou cuidados imediatos, tendo como meta fundamental salvar vidas. Além de despertar a necessidade de que todos se tornem agentes multiplicadores dos conhecimentos, e das atitudes que ampliam a cidadania, dentro e fora da escola”, explicou o Coordenador Geral do SAMU, Tiago Acioli.

Ao todo foram capacitadas 96 pessoas, entre estudantes e educadores, que atingiram mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino. Cada escola contemplada, este semestre, recebeu kit de primeiros socorros, demonstração de atendimento de emergência executado pelos alunos e professores que participaram do treinamento, palestras para conhecer como funciona o serviço do SAMU e esclarecer os perigos do trote, além de entrega dos certificados de “Escola Amiga do SAMU” para a instituição e “Amigo do SAMU” para os alunos e professores que fizeram a capacitação.

“A experiência de 2017 foi muito exitosa, os alunos foram muito receptivos e demonstraram interesse pelo tema, inclusive ouvimos relatos dizendo “quero ser do SAMU quando crescer” seja médico, socorrista, enfermeiro. Além da valiosa formação e informação transmitidas pela ação, o projeto desperta os alunos para uma futura profissão. Para 2018 pretendemos dar continuidade ao programa contemplando cerca de 20 escolas, seguindo a sequência pelas escolas municipais com maior número de alunos pela importância da disseminação das informações”, revelou a coordenadora do Programa Aprender com Saúde, Carina Toscano.

Últimas Notícias

Centro de Zoonoses de Caruaru passará por treinamento de prevenção a febre amarela
18 Jan 2018 14:17 - Conceição RicarteCentro de Zoonoses de Caruaru passará por treinamento de prevenção a febre amarela

  Será realizado na próxima segunda-feira (22), às 9h, um treinamento para os profissionais do Centro de Zoonoses de Caruaru com o objetivo de monitorar e prevenir o aparecimento de febre amarela no município, já que o vírus foi identificado em algumas regiões do país. “Neste primeiro momento vamos preparar a equipe do Centro de Zoonoses para coleta e envio de amostra de animais encontrados mortos com suspeita de febre amarela. Vamos nos preparar para a possibilidade da doença chegar à cidade, já que temos uma circulação de pessoas muito grande devido à sulanca”, explicou o Gerente Geral da Vigilância em Saúde, Paulo Florêncio. No segundo momento, os profissionais vão conversar com os coordenadores dos parques da cidade, onde existem algumas espécies de macaco, tipo sagüi, para saber o procedimento e os cuidados que se deve ter com o aparecimento de um animal morto. >Com o atual surto de febre amarela no Brasil, o Instituto Chico Mendes [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Comunicado - Casa de Saúde Bom Jesus
17 Jan 2018 23:42 - Conceição RicarteComunicado - Casa de Saúde Bom Jesus

    A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, nesta quarta-feira (17), houve um problema na coberta que atingiu o teto de gesso do bloco cirúrgico do Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus. Um engenheiro fez uma vistoria no local e o bloco foi interditado para manutenção. Os atendimentos as grávidas do município continuam na Casa de Saúde e os partos normais também. As mulheres que necessitarem de partos obstétricos serão encaminhadas, após avaliação do obstetra de plantão, para a Maternidade Jesus Nazareno.

Leia texto completo clicando aqui
SAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado
12 Jan 2018 17:50 - Conceição RicarteSAMU Agreste passa por atualização em atendimento ao politraumatizado

Ocorrências deste tipo são as mais solicitadas pela unidade  Os acidentes de carro e moto envolvendo politraumatismos são os que mais solicitam o atendimento do Samu Agreste em Caruaru e cidades atendidas pela base do município. Com o objetivo de aperfeiçoar a prática dos profissionais a atuar no ambiente pré-hospitalar diminuindo a morbimortalidade e buscando encaminhar os pacientes ao hospital com uma estabilidade maior foi realizado, nesta quinta (11) e sexta-feiras (12), uma atualização em atendimento inicial ao Politraumatizado com as bases descentralizadas do SAMU Agreste. O treinamento foi ministrado pela médica do SAMU, Dra Adlay Menezes e contou com a participação de 150 pessoas ligadas ao SAMU e a Rede de Atenção às Urgências (RAU) de Caruaru e dos municípios da Macrorregião que estão sob a Regulação médica do município. “Este treinamento dá continuidade as ações de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Caruaru, pois atualiza [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
09 Jan 2018 13:50 - Conceição RicartePacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar

Três equipes fazem o atendimento em Caruaru   Os caruaruenses que necessitam de atendimento de saúde, através do município, contam com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que faz parte do programa Melhor em Casa e tem o objetivo de levar atendimento multiprofissional às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência. Em Caruaru existem três equipes de SAD que atendem a 100% da cidade e, atualmente, cuida de 76 pacientes no domicílio. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes tem suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso. “Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado& [ ... ]

Leia texto completo clicando aqui
Outros Artigos

Blog do Ministério da Saúde

Nossa Localização