“Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo será no próximo sábado (19)

 

A partir das 8h deste sábado (19), a Secretaria de Saúde de Caruaru vai realizar o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra Sarampo. O objetivo é imunizar as crianças de seis meses a menores de cinco anos que ainda não foram vacinadas ou que estão em atraso com alguma dose contra o sarampo.

O “Dia D” é uma oportunidade que os pais têm de verificar o cartão de vacinas dos filhos e reforçar a proteção para aqueles que se encaixam na dose zero. A Campanha Nacional neste ano busca sensibilizar sobre a importância da imunização e rastrear os cartões de vacinas de todas as crianças abaixo dos cincos anos.

“Nesta faixa etária o correto é que todas as crianças estejam com as duas doses obrigatórias, de acordo com o Calendário Nacional. Com a campanha, queremos certificar que este público está em dia com a vacinação, além de garantir que as crianças de seis a 11 meses se protejam com a dose extra contra o sarampo”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunização, em Caruaru, Sarah Rafael.

As salas de vacina do Centro de Saúde Ana Rodrigues, no bairro São Francisco; e do Centro de Saúde da Boa Vista estarão funcionando das 8h às 16h para receber as crianças que irão se vacinar. Também terá um ponto de apoio para vacinação no Shopping Difusora, no bairro Maurício de Nassau, que irá atender no horário de 10h às 16h.

É importante lembrar que a vacina tríplice viral também protege contra caxumba e rubéola.

                Duas etapas - A Campanha Nacional deste ano acontecerá em duas etapas. A primeira segue até o dia 25 de outubro, com foco na vacinação das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. E a segunda será de 18 a 30 de novembro, focada em adultos de 20 a 29 anos.

“É importante reforçar que as crianças que já possuem duas doses de tríplice viral não precisam se vacinar novamente. O mesmo vale para adultos, por isso a importância de apresentar o cartão de vacinação”, finalizou Sarah Rafael.

A vacina é gratuita e oferecida rotineiramente nas salas de vacina da cidade.