Caruaruenses recebem CAPS III totalmente requalificado

 

A Prefeitura de Caruaru, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou, nesta sexta-feira (22), o novo Centro de Atenção Psicossocial - CAPS III Crescendo com Dignidade, no bairro Boa Vista II. A unidade foi totalmente requalificada e deve atender uma média de 450 pacientes/mês.

O novo CAPS irá oferecer grupo-terapia, escuta individual, grupos de movimento, consultas psiquiátricas, atividades manuais e artesanato, direcionamentos sócioassistenciais, trabalho em rede de reinserção do usuário ao território através de ações com outros serviços entre outros.

“A entrega desta unidade me traz a mesma sensação da entrega do Hospital Manoel Afonso: uma unidade própria e digna para os caruaruenses. A prefeita Raquel Lyra tem nos dado a oportunidade de transformar cada vez mais a vida das pessoas”, disse o secretário de Saúde de Caruaru, Francisco Santos.

Atualmente, Caruaru tem dois CAPS, sendo um voltado para atenção a crise de pacientes com transtorno mental e outro voltado para transtornos decorrentes de uso abusivo de álcool e outras drogas. Ambos são 24 horas, com leitos para internação breve e voluntária. São considerados “portas abertas”, não sendo necessário encaminhamento para acolhimento, pois a equipe está sempre disponível a escuta significativa e direcionamento devido.

 

 

 

“A requalificação do CAPS acompanha a mudança na nossa linha de cuidado em saúde mental, sendo este um espaço seguro para exercermos, em liberdade, o cuidado integral e afetivo a quem dele necessita. Visando autonomia, igualdade, integralidade e universalidade, que são as diretrizes do SUS”, explicou a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Rebecca Brayner.

“Estou muito feliz com tudo que fizeram aqui na unidade. Está linda, sem contar que, muitas vezes, nossas famílias não sabem como cuidar da gente e aqui no CAPS recebemos o atendimento necessário com muito amor e carinho”, disse emocionada, a paciente Maria do Carmo.

De acordo com Regulação em Saúde de Caruaru, o CAPS III Crescendo com Dignidade, realizou, em 2018, cerca de 12.503 acolhimentos no município de Caruaru, o que representa 4,16% da população caruaruense.

“Essa entrega representa muito para todos nós, pois trabalhar com saúde mental auxilia no processo terapêutico que faz com que os pacientes que aqui procuram, consigam viver em comunidade, já que tornam-se pessoas invisíveis em nossa sociedade. Queremos oferecer as melhores condições para que todos sintam-se acolhidos”, relatou a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

A entrega do CAPS III faz parte da Maratona da Saúde, que continua na próxima semana com a requalificação da Unidade de Saúde da Família do Sítio Marimbondo, em Lagoa de Pedra.