Dia da Saudade: quando o sentimento ameaça à saúde

No próximo dia 30 de janeiro é comemorado o “Dia da Saudade”. A palavra Saudade é uma das mais conhecidas da língua portuguesa e expressa o sentimento de falta - de alguém, de algum lugar, de algum momento. Senti-la é algo inevitável. Aquela melancolia, vontade de rever uma pessoa ou reviver alguma época é natural, mas não podemos deixar que essa chamada “dor da alma” prejudique o nosso dia a dia.

Quando o sentimento começa a ameaçar à saúde, as pessoas devem buscar ajuda profissional para aprender a lidar com o passado e/ou ausência. Em Caruaru, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) conta com grupos terapêuticos que auxiliam no cuidado e que potencializam a identidade e autonomia através dos atendimentos individuais e em grupo com a escuta qualificada, onde cada pessoa pode falar de suas emoções. “Também temos momentos compartilhados de falas onde há a reflexão coletiva sobre o cuidado recíproco. Nós temos uma terapeuta holística, um grupo “Ouvidores de Vozes”, entre outros. Somos um serviço do SUS que trata não só da patologia enquanto doença, mas também das emoções, afetos e demais sentimentos”, explicou o gerente do CAPS III, Helison Ferreira.

O Centro de Atenção Psicossocial é destinado ao cuidado de pessoas que sofrem de transtorno mental grave e seus familiares. A proposta é substituir a ideia de cuidado hospitalar para o cuidado em território, possibilitando a ampliação da atenção, das subjetividades e dos afetos. O CAPS III funciona 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados, tem uma equipe interdisciplinar que trabalha de forma integrada para melhor atender a todas as pessoas acolhidas na unidade.

Comemoração – Em alusão ao dia da Saudade, o CAPS III vai realizar um encontro para os usuários do serviço, nesta quarta-feira (29), a partir das 8h30, na sede da unidade de saúde. Música, afeto e roda de conversa fazem parte da programação. A entrada é gratuita.

O CAPS III fica localizado na rua Rio Formoso, s/nº, no bairro Boa Vista II.