Alunos da zona rural de Caruaru recebem óculos gratuitamente

 

Esta quarta-feira (12) foi marcada por muita emoção e alegria para os pais e alunos da Escola Iva do Carmo, em Riacho Doce, zona rural de Caruaru. Após triagem e exames de vista, na própria unidade escolar, eles receberam, hoje, gratuitamente, os óculos com lentes corretivas do programa Aprender com Saúde, uma parceria entre as secretarias de Saúde e Educação.

O evento teve início com a apresentação dos alunos da Escola Duda Umbuzeiro, de Itaúna, que encenaram um trecho da peça “Os saltimbancos”. Em seguida, os estudantes beneficiados com a entrega dos óculos agradeceram a prefeita Raquel Lyra e a todos os envolvidos no programa.

“Eu tinha muita dor de cabeça e dificuldade de entender o assunto em sala de aula, pois não conseguia enxergar direito. Com o recebimento desses óculos tudo vai melhorar pra mim dentro da escola”, comentou o estudante Rodrigo Cordeiro.

A entrega de hoje beneficiou alunos do 1º ao 9º ano e também alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Foram entregues 54 óculos. Na programação 2018/2019, 120 escolas serão beneficiadas com a entrega dos óculos. Serão realizadas mais de 10 mil consultas e distribuídos quase quatro mil óculos de grau.

“O Aprender com Saúde tem grande alcance social e produz resultados importantes, pois quando se tem dificuldade de visão provoca-se dispersão e dificuldade no aprendizado”, disse o secretário de Educação, Rubenildo Ferreira de Moura.

O programa Aprender com Saúde tem o objetivo de proporcionar aos alunos condições plenas de saúde para garantir qualidade no aprendizado e, consequente, desenvolvimento. Os estudantes passaram por uma triagem para verificar problemas ou dificuldades na visão, em seguida, um oftalmologista foi até a escola para realizar exames nos alunos que apresentaram alguma deficiência na vista e no mesmo dia eles puderam escolher o modelo dos óculos que foram entregues, gratuitamente, hoje.

                “Essa gestão está fazendo algo inédito com essa integração entre saúde e educação, levando os cuidados com a saúde para dentro das escolas. Com certeza isso vai possibilitar uma melhor aprendizagem e servirá como base para o futuro das crianças, que estão tendo a oportunidade de realizar esses exames e receber estes óculos, sem precisar sair da unidade de ensino ou seus pais desembolsarem algum dinheiro”, explicou a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilância em Saúde, Gessyane Paulino.

                A próxima entrega de óculos acontece nesta quinta-feira (13), às 8h30, nas escolas de Pau Santo, também na zona rural de Caruaru. Serão entregues 41 óculos.