Cerest realiza ação em alusão ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

 

A Secretaria de Saúde de Caruaru, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), realiza, durante toda esta semana, ações alusivas ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que é comemorado no dia 27 de julho. Santa Cruz do Capibaribe, Riacho das Almas e Toritama serão os municípios beneficiados. O dia D da ação acontece na próxima sexta-feira (26), na praça do São Francisco, em Caruaru.

A partir das 8h30, serão oferecidos: verificação da Pressão Arterial; Teste rápido de HIV e Sífilis; Orientação dos produtos sem agrotóxicos; Orientação de uma dieta saudável; Orientação de alongamentos antes do trabalho; Orientação de como evitar câncer de pele no trabalho; Uso adequado de Epi no campo; Avaliação antropométrica; Atividade laboral com dança; Orientação sobre Combate do Trabalho Infantil; Distribuição de panfletos e conversa com trabalhadores sobre a importância da prevenção a acidentes de trabalho e o uso do EPI e Vacinação dos trabalhadores.

“Nosso objetivo é implementar uma cultura de prevenção com a finalidade de diminuir riscos e doenças relacionadas ao ambiente de trabalho, despertando a consciência do trabalhador”, explicou a coordenadora do Cerest, Ana Maria Alves.

No Brasil, a Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, a cada 48 segundos acontece um acidente de trabalho e a cada três horas e 38 minutos acontece uma morte por acidente em serviço.