AME Indianópolis é entregue com proposta de descentralizar serviços de saúde

 

Os caruaruenses receberam, nesta segunda-feira (12), o Ambulatório Multiprofissional Especializado – AME – do bairro Indianópolis. A nova unidade de saúde irá oferecer atendimento em diversas especialidades como: Clínica Médica, Cardiologia, Endocrinologia, Neurologia, Urologia, Ortopedia, Reumatologia, Dermatologia, Hematologia, Gastroenterologia, Hematologia, Odontologia, Nutrição, exames Eletrocardiógrafos (ECG) e farmácia para dispensação de medicamentos.

Além disso, a partir do mês de setembro, também será oferecido atendimento no período noturno à população que em virtude das atividades laborais durante o dia não podem buscar por um médico neste horário, objetivando assim oferecer atendimentos de forma integral aos usuários do SUS.

“A secretaria de Saúde de Caruaru vivencia este mês uma maratona de entregas. O AME Indianópolis faz parte deste momento e servirá para aproximar ainda mais a população da secretaria. Distribuímos os atendimentos em nossos ambulatórios pela localização dos bairros, isso vai facilitar a ida dos pacientes ao serviço e evitar as faltas, que atrapalham muito nosso processo de atendimento e marcações”, explicou o secretário de Saúde do município, Francisco Santos.

Com a implantação da nova unidade, a secretaria de Saúde irá descentralizar o atendimento dos ambulatórios, ficando à serviço da população dois AMEs em zonas diferentes da cidade. O AME Indianópolis que irá atender os moradores da zona leste ou proximidades e o AME Caiucá que prestará atendimento à população da zona oeste e proximidades.

O AME Indianópolis é totalmente informatizado e integrado com os sistemas da Saúde Municipal. Outro ganho foi o aumento da conexão com a Universidade Federal de Pernambuco, que vai disponibilizar professores e alunos para atuar dentro da nova unidade de saúde.

A entrega do ambulatório foi bastante prestigiada e contou com a presença da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra; do secretário municipal de Saúde, Francisco Santos; secretários municipais; vereadores; gerentes; profissionais da secretaria de Saúde e moradores do bairro.

“Estou muito feliz porque agora tenho um AME perto da minha casa. Só tenho a agradecer a prefeita Raquel Lyra e ao pessoal da secretaria de Saúde. Nosso bairro tá de parabéns por esta conquista”, comemorou a moradora, Nair Irene, que reside no Indianópolis há 16 anos.

“No momento que nosso país tem várias unidades de saúde fechando as portas. Estamos aqui entregando mais uma. A nova AME tem 10 especialidades e vai melhorar o acesso da população do Indianópolis e bairros vizinhos”, disse a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Atendimento – As marcações para clínico geral e dentista no AME Indianópolis continuam via 0800.281.7080. As outras especialidades são marcadas via encaminhamento, após consulta no clínico, como preconiza o Ministério da Saúde.