“Sala Vermelha” diminuirá superlotação do Hospital Regional e da UPA do Estado no período junino

Pelo segundo ano consecutivo, o Parque de Eventos Luiz Gonzaga, principal polo de animação, contará com uma estrutura diferenciada, tendo em vista o volume de pessoas que circularão no local durante os 30 dias de festa. Trata-se da “Sala Vermelha”, que tem como principal objetivo a estabilização de pacientes graves (vítimas de algum trauma), além de diminuir a demanda do Hospital Regional e UPA do Estado. A sala funcionará no Espaço Cultural Tancredo Neves.

A “Sala Vermelha” é uma importante ferramenta de emergência. No local, haverá equipamentos de monitoramento cardíaco, ventilador mecânico, material de entubação, oximetria de pulso e desfibrilador para urgências cardiológicas. “Em todos os polos de animação vamos ter um total de 325 profissionais, sendo auxiliares de enfermagem, enfermeiros, médicos e condutores, realizando revezamento durante os 30 dias de festa no Parque de Eventos”, esclarece a coordenadora da Atenção Especializada, Ana Elizabete.

A saúde é um serviço essencial para qualquer cidade em qualquer período do ano e ainda mais em momentos festivos. Em Caruaru não seria diferente. Pensando nisso, foi montada uma estrutura especial nos cinco polos de animação para atender os forrozeiros que estiverem na festa e, por ventura, precisarem de atendimento médico.

HOSPITAIS – As pessoas que precisarem de atendimento de urgência e emergência durante os festejos juninos poderão se dirigir ao Hospital Municipal Manoel Afonso, UPA do Vassoural e Policlínica do Salgado. Além da Emergência Odontológica, que funciona na UPA do Vassoural.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Durante os 30 dias de festa os principais polos de animação contarão com cinco equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária. O intuito é garantir um ambiente saudável, para que quem for curtir os festejos possa estar seguro. Uma sala de apoio funcionará no Espaço Cultural Tancredo Neves. As pessoas que tiverem alguma denúncia quanto aos produtos que estão sendo comercializados no pátio poderão se dirigir à sala, que os fiscais estarão a postos.

COAS – O Centro de Orientação e Apoio Sorológico fará a distribuição de 200 mil preservativos masculinos, orientação sobre doenças sexualmente transmissíveis com arte-educadores, durante os finais de semana. Estenderá o horário de funcionamento nas segundas e quintas-feiras. Nesses dias, o local ficará aberto das 17h às 20h, para a testagem sorológica.