PROGRAMA MELHOR EM CASA ATENDE MAIS DE 300 PACIENTES EM UM ANO

O “Melhor em Casa”, implantado em junho de 2012 pelo prefeito José Queiroz, já atendeu mais de trezentos pacientes em um ano de funcionamento. O programa é formado por uma equipe multiprofissional que atende apenas pacientes acamados os quais deixaram o hospital e necessitam de cuidados especiais em casa. Os casos mais frequentes são pessoas que realizaram cirurgias ortopédicas, sequelados de AVC e outras situações que necessitam de cuidados continuados.

A equipe é formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogo e assistente social.

De acordo com Inajá Carvalho, coordenadora do programa, existem três núcleos de atenção domiciliar na cidade e estão localizadas na Policlínica do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso.  Cada um pode admitir até 60 pacientes. “Eles têm atendimento domiciliar por três meses, sendo prorrogável, conforme a necessidade.”, explica.

Inajá esclarece que este programa tem a função também de capacitar o cuidador para melhorar a qualidade de vida do paciente e explica que o acesso da população ao serviço não se faz de forma direta. “Os PSFs encaminham o paciente para a equipe do programa Melhor em Casa. Em caso dos hospitais, estes entram em contado com a equipe de apoio da própria Secretaria de Saúde, por meio do departamento da Atenção Básica”.