Vigilância Epidemiológica

Vigilância epidemiológica é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.

Dentre as Funções da Vigilância Epidemiológica de Caruaru, destacam-se:

  • Recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos transmissíveis e não transmissíveis;
  • Coletar e processar dados, a partir do recebimento das fichas de notificação compulsória definidas via portaria, seja pelo Ministério da Saúde, secretaria Estadual e Municipal de Saúde;
  • Analisar e interpretar os dados processados;
  • Definir e conhecer o comportamento epidemiológico das doenças e agravos no município de Caruaru, a fim de, orientar, apoiar e colaborar com os serviços de saúde, principalmente, em momentos de surtos e/ou casos de emergência à saúde pública;
  • Recomendar as medidas, participar e/ou promover as ações de controle a partir da situação epidemiológica;
  • Avaliar a eficácia e efetividade das medidas adotadas para o controle e/ou mitigação de casos de notificação compulsória;
  • Fornece orientações técnicas permanentes às autoridades que têm a responsabilidade de decidir sobre a execução de ações de controle de doenças e agravos;
  • Coordenar gestão dos Sistemas de Informação Epidemiológica.

Organograma da Vigilância Epidemiológica em Caruaru:

Fale Conosco! 

Email: notificacaruaru.saude@gmail.com

WhatsApp: (81) 9.9435-0620

 

Acesse o nosso Link ou Qr Code para informações e documentos sobre as doenças e agravos monitorados:

https://linktr.ee/notificacaruaru.saude?utm_source=linktree_admin_shar