RESUMO EXECUTIVO SETEMBRO 2020

RESUMO EXECUTIVO

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

SETEMBRO 2020

DATA: 08 DE SETEMBRO DE 2020

HORA: 14h30

LOCAL: Modalidade reunião por videoconferência COORDENAÇÃO: Mércia Maria Quintino Silva PRESENÇAS: 18

CONSELHEIROS PARTICIPANTES:

$11- Lillian Aderne Leite Barbosa (Governo) Secretaria Municipal de Saúde,Suplente;

$12-  Anderson Bruno de Oliveira (Governo) Secretaria Municipal de Saúde,Titular;

$13-  Hélder Breno Feitoza (Governo) Secretaria Municipal de Saúde,Suplente;

$14-  Wedneide Cristiane Almeida (Governo) Secretaria Municipal de Saúde,Titular;

$15-  Tamine Poliane Mota Miranda (Governo) Secretaria Municipal de Saúde,Suplente;

$16-  Maria Aparecida de Souza (Governo) Secretaria Estadual de Saúde –IV GERES, Titular;

$17-   Ludmila Torres Mathias (Prestador de Serviços SUS) CEO – Centro Especializado em Oftalmologia –Titular;

$18-   Paula Francineide Pinto da Silva (Instituições de Ensino e Pesquisa) UFPE, Titular;

$19-Mércia Maria Quintino Silva (Trabalhadores) Conselho Regional de Fonoaudiologia, Titular;

10-Catharine de Araújo Crisóstomos Pontes (Trabalhadores) Sindicato dos Biomédicos do Estado de Pernambuco –SINBIO, Suplente;

11-André Luiz Brito de Souza (Trabalhadores) Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Agreste Setentrional de Pernambuco – SINDACSE- PE,Titular;

12-Carlos Roberto Pereira da Silva (Trabalhadores) Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco -SATENPE,Titular;

13- Evellyne Augusto Melo (Trabalhadores) Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Pernambuco – SEEPE,Titular;

14- Lucy Tertulina Alves Lima (Usuários) Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, Titular;

15- Maria da Paz dos Santos Queiroz(Usuários)Associação dos Moradores do Bairro Rendeiras – Suplente;

16- Lilian Barros Pinto (Usuários) Associação dos Moradores do Loteamento Encanto da Serra, Suplente;

17-Cíntia Raiane dos Santos Silva (Usuários )Associação dos Moradores e Pequenos Produtores do Sítio SerraVelha,Titular;

18- Elisângela Maria de Sousa SilvaUsuário –União Beneficente dos Artistas e Profissionais de Caruaru, Suplente;

Justificativas de ausência:

PAUTA:

ITEM 1 Apreciação do Resumo Executivo de AGOSTO;

DECISÃO: Aprovada sem ressalvas

ITEM 2- ORDEM DO DIA

1-Apreciação do RAG 2019 – SEPLAG;

DECISÃO: APROVADO POR MAIORIA

Houve duas abstenções, dos conselheiros André Luiz Brito de Souza e Lilian Barros Pinto, que alegaram não ter tido tempo para ler o material; e um voto contrário do conselheiro Carlos Roberto Pereira da Silva, que justificou ter encontrado inconsistência entre uma determinada meta e sua realização, mas não soube precisar exatamente em qual página do RAG 2019 se encontrava. Este solicitou prazo maior para a leitura.

ENCAMINHAMENTO: Resolução CMSC Nº 010/2020

2-Apresentação da Ampliação da Rede de Tratamento da Sífilis –

Por Sarah Rafael, coordenadora de Epidemiologia da SEVAB

DESCENTRALIZAÇÃO DO TRATAMENTO DA SÍFILIS EM CARUARU

INTRODUÇÃO:

A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, que tem como principais formas de transmissão as vias sexual e vertical (da mãe para o filho). No Brasil permanece elevada sua incidência e seu controle tem como foco a assistência pré-natal. Segundo o Ministério da Saúde (MS), ao ano, 50 mil parturientes têm o diagnóstico de sífilis. O resultado é que, ao ano, aproximadamente 12 mil nascidos vivos têm sífilis congênita no Brasil.

Deve-se lembrar de que a sífilis congênita é considerada, em termos epidemiológicos, indicador da qualidade da assistência pré-natal de uma população. O tratamento adequado da gestante infectada e a parceria, é o melhor método de prevenção da sífilis congênita. Considerando o impacto da sífilis congênita na assistência em saúde pública e a necessidade de seu controle, é necessário melhorar o acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

DADOS DE REFERÊNCIA PARA OS RESIDENTES EM CARUARU:

ANO 2017

Nº CASOS DE SÍFILIS ADQUIRIDA 111

Nº CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE 81

Nº CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA 66

ANO 2018

Nº CASOS DE SÍFILIS ADQUIRIDA 160

Nº CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE 110

Nº CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA 63

ANO 2019

Nº CASOS DE SÍFILIS ADQUIRIDA 277

Nº CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE 98

Nº CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA 61

ANO 2020 (até 08/09)

Nº CASOS DE SÍFILIS ADQUIRIDA106

Nº CASOS DE SÍFILIS EM GESTANTE 74

Nº CASOS DE SÍFILIS CONGÊNITA 39

 

FLUXO DO TRATAMENTO (ANTERIOR): O fluxo do tratamento era estabelecido na Atenção Especializada após o Diagnóstico na UBS. Todo tratamento acontecia nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO DO FLUXO: Diagnóstico e tratamento na Atenção Básica; Descentralização dos Testes Rápido para as Unidades Básicas de Saúde;Criação de um fluxo para o tratamento das Gestantes e parcerias no Ana Rodrigues;Aquisição de materiais e insumos para a realização do tratamento;Treinamento das equipes.

ORGANIZAÇÃO ATUAL: Foi estabelecido Unidades de Referência no território para o tratamento da sífilis

SEIS UNIDADES DA ATENÇÃO BÁSICA:Unidade Escola Dr Vieira I, II e III; AME Maria Lira- Rendeiras;UBS Vassoural I, II e III;UBS José Carlos de Oliveira II e III;Luiz Bezerra Torres;CS Boa Vista (Atual UPINHA); UBS Rafael.

DUAS UNIDADES DA ATENÇÃO ESPECIALIZADA: Centro de Testagem e Acolhimento (CTA) e CS Amélia de Pontes.

FLUXOGRAMA: UNIDADE DE SAÚDE DE ORIGEM – DIAGNÓSTICO DA SÍFILIS ENCAMINHAMENTO E PRESCRIÇÃO DA MEDICAÇÃO – REALIZAR NOTIFICAÇÃO – ACOMPANHAMENTO- ENCAMINHAR NOTIFICAÇÃO PARA A EPIDEMIOLOGIA.

DISCUSSÃO:

O Conselheiro Carlos Roberto sugeriu que a equipe que está no cuidado com a sífilis converse com a psicóloga da Casa de Saúde Bom Jesus, Janaína Galvão, para reforçar a importância do tratamento completo e que seja feita investigação e busca ativa dos casos de abadono do tratamento por parte do pessoal da UBS.

ITEM 3- INFORMES DA GESTÃO

$11-      O secretário executivo Breno Feitoza disse que o Hospital Municipal Manoel Afonso tornou-se hospítal geral de referência para o município; que já está acontecendo o retorno da clínica médica e do serviço de cardiologia, com distribuição dos novos leitos para cada especialidade. Disse também que a Gestão está se organizando para dar seguimento ao Mutirão de Cirurgias. Este serviço ficou paralizado em função da pandemia. Ele explicou que, com o retorno, número de procedimentos não será igual ao que era feito antes, por conta de critérios padronizados pelo Ministério da Saúde em decisão conjunta com os conselhos de classe. Breno disse também que, no mês de outubro, as reuniões voltariam a ser presenciais, seguindo todos os protocolos de segurança para prevenção da COVID-19.

ITEM 4 – DEMANDAS DOS CONSELHEIROS

A conselheira Cintia Raiane disse que queria colocar como solicitação no Conselho pedidos que haviam sido enviados pela Associação de Moradores e Pequenos Produtores de Serra Velha por ofício para a Gestão: implantação do serviço de emergência odontológica 24h na UPA Rendeiras; abertura de um Ponto de Apoio em Malhada de Pedras; e requalificação da UBS Serra Verde.

O conselheiro Carlos Roberto Pereira da Silva aproveitou para lembrar que esses mesmos pedidos apresentados pela conselheira Cíntia já tinham sido encaminhados pela Comissão Permanente de Fiscalização das Ações e Serviços de Saúde no início do ano de 2019. Ele solicitou ainda que a Sala de Reuniões do Conselho (ocupada com insumos – dietas especiais – durante o período crítico da pandemia) seja desocupada e liberada para uso das Comissões Permanentes, que estão sem local para suas reuniões, uma vez que a sala da secretaria executiva é pequena e torna-se inadequada para receber cinco ou seis pessoas ao mesmo tempo.

Caruaru, 08 de setembro de 2020

Lucivanda Maria Leite Secretária Executiva do CMSC