Ação Integrada da Saúde é realizada no Bairro São João da Escócia

Na última quarta-feira (18), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, através da Atenção Básica, mais uma ação de saúde, desta vez na Rua da Lata, no Bairro São João da Escócia. O momento contou com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Projeto Transforma Caruaru.

As ações aconteceram durante toda a manhã, ofertando vários serviços da Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, realizados pela equipe da Saúde da Família.

Na ocasião, houve a entrega de 200 kits de saúde bucal e pessoas foram vacinadas contra a Covid-19 (1° e 2°dose). No Vacimovel, foram coletados testes rápidos do novo coronavírus.

Também foram aplicadas doses da vacina contra a influenza H1N1 , bem como imunizantes de rotina, a exemplo de hepatites, HPV, DTP, entre outras.

Ainda durante a ação, foram aplicadas vacinas antirrábicas, garantindo a imunização de 13 gatos e 26 cães, além de cinco testagens de leishmaniose, coletadas pela equipe de Zoonose.

Durante a ação, os voluntários do Transforma Caruaru contaram com o apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que esteve com a equipe técnica levando orientação sobre programas sociais oferecidos pelo serviço. Além disso, foram distribuídas cestas básicas às familias residentes da Rua da Lata.

A ação contou ainda com a equipe de endemias, que realizou orientação domiciliar. “O momento, mais uma vez, conseguiu contribuir para uma maior aproximação da saúde com populações mais vulneráveis, ampliando o acesso e promovendo o cuidado e a prevenção da saúde dessas famílias”, afirmou a gerente geral da Atenção Básica, Larysa Paes.