Prefeitura de Caruaru adquire equipamento de alta tecnologia para exames e procedimentos da saúde da mulher

Foto: Edmilson Tanaka

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, segue inovando em alta tecnologia voltada para os atendimentos especializados. Desta vez foi adquirido um esteroscópio, equipamento que permite a realização de exames e procedimentos como a histeroscopia, no qual é possível visualizar a parte interna do útero e do canal endocervical da mulher.

O aparelho possui uma câmera acoplada, que filma e transmite as imagens para um monitor de TV, fazendo com que o próprio paciente também acompanhe, em tempo real, a realização do exame.

De acordo com a secretária de Saúde, Bárbara Florêncio, Caruaru é um dos poucos municípios do Estado que oferece esse atendimento de forma gratuita. “Mesmo em um período tão difícil para a saúde, Caruaru também avançou em diversas áreas. Conseguimos adquirir um avançado conjunto de equipamentos para ser montado uma torre de vídeo Full HD, que permite a realização de diagnósticos e procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos e de alta qualidade, garantindo diagnósticos mais precisos”, afirmou Bárbara.

O conjunto de equipamentos vai funcionar no Hospital Municipal Casa de Saúde Bom Jesus (CSBJ).

Exame:

A videohisteroscopia faz a visualização interna do útero, permitindo ao médico observar as causas de sangramento uterinos anormais e dores pélvicas, além de alterações já verificadas em ultrassonografias e preventivos. O exame, solicitado pelo médico ginecologista, geralmente é indicado para mulheres acima de 45 anos de idade.