Conferência Municipal da Saúde é realizada em Caruaru

Foto: Janaína Pepeu

A XI Conferência Municipal da Saúde, realizada pela Prefeitura de Caruaru e que teve como tema “A saúde municipal e os desafios pós-pandemia”, aconteceu nesta quinta-feira (25), no Baco’s Recepções, e reuniu delegados de diversos segmentos, como do público LGBTQIA+, idosos, saúde mental, pessoas com deficiência e servidores da saúde.

O evento, que acontece há cada quatro anos, foi convocado pelo Conselho Municipal de Saúde, através da Resolução CMSC n° 02, de 21 de agosto de 2021, e foi aberto à participação de todos os segmentos sociais. O encontro tem por finalidade deliberar sobre as diretrizes da política de saúde do município e sobre proposições para o Plano Municipal de Saúde de 2022 a 2025.

“Com a conferência, queremos aprofundar o debate sobre as propostas necessárias à saúde de Caruaru e ao fortalecimento do SUS para os próximos quatro anos, discutindo saúde pública em um cenário pós-pandêmico”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

A conferência contou ainda com um momento dedicado a homenagens, entre elas, aos trabalhadores de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Houve também palestra ministrada pelo professor e pesquisador, Francisco Santos.

“Foram dias difíceis, vendo pacientes morrerem, colegas de trabalho. Estávamos exaustos, mas lutamos por cada vida. Estar aqui hoje representando a categoria é muito gratificante para mim” disse, emocionada, a técnica de enfermagem, Jessica Camargo.

Na XI Conferência de Saúde de Caruaru foram apreciadas as propostas oriundas das pré-conferências e levadas à plenária final.