ATA POSSE CONSELHO ITAÚNA 01.11.2017

Ata da Posse dos representantes dos segmentos Trabalhadores em Saúde e Usuários do SUS para o Conselho da Unidade de Saúde de Itaúna, localidade do Segundo Distrito de Caruaru-PE, para o Biênio 2017/2019, realizada em1º de Novembro de 2017.

No primeiro dia do mês de novembro de dois mil e dezessete, às 10h30, na Unidade Básica de Saúde de Itaúna, foi realizada a reunião extraordinária de posse dos representantes dos segmentos Trabalhadores em Saúde e Usuários do SUS para o Conselho da Unidade de Saúde de Itaúna, à qual se fizeram presentes o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caruaru, Romário dos Santos Silva, e os conselheiros de saúde Cornélio Costa Silva, Jaciara Rosângela José de Santana e Elisângela Maria da Silva Donato, e como representantes da Gestão a secretária executiva de Atenção Básica e Vigilâncias em Saúde, Gessyanne Vale Paulino, e a secretária executiva de Gestão, Wedneide Cristiane de Almeida; também os trabalhadores da equipe da Unidade Básica de Saúde de Itaúna e usuários da comunidade, conforme ata de frequência anexa. Os trabalhos foram abertos com a explicação aos presentes sobre a natureza e o objetivo da reunião e leitura dos nomes indicados à época da eleição, em maio próximo passado, para a representação no conselho local. O conselheiro Romário disse que a criação do Conselho de Unidade de Saúde de Itaúna ocorreu depois de uma longa espera, trazendo de volta a essência do controle social nas unidades, cuja proposta é que as políticas de saúde deixem de ser formuladas nos gabinetes e sejam decididas diretamente pela população. Ele disse que no atual momento político muitas conquistas estão sendo desmontadas, mas, iniciativas como esta vão na contramão disso, dando mais autonomia aos usuários e trabalhadores. Ele destacou que não devem ser levantadas bandeiras político-partidárias dentro desses espaços, sendo a saúde a única bandeira a ser defendida. O presidente do CMSC advertiu ainda sobre o perigo de politizar este conselho e prejudicar ao invés de consolidar conquistas. Também falou sobre o prejuízo causado ao SUS pela PEC que congela por 20 anos os investimentos na Saúde, dizendo que se não houver mobilização social tudo será desmontado: CRAS, Casas de Passagem e outros avanços na área de políticas sociais. Finalizando, Romário falou que os conselheiros que hoje tomam posse têm o papel de fiscalizar, buscar melhorias e também incentivar parcerias com a Secretaria de Saúde e o Conselho.Na sequência, Wedneide Almeida falou em nome da Gestão, lembrando da grande reunião que ocorreu na eleição, no espaço externo da Unidade, onde a população compareceu em massa para escolher seus representantes, legitimando o processo eleitoral. Wedneide disse que escolhidos têm a missão de trazer para o Conselho as demandas da população e ressaltou que é importante que o Conselho da Unidade de Itaúna possa exercitar permanentemente essa escuta à população e que a equipe busque integrar suas necessidades ao processo de trabalho; além disso, que possa atuar de forma integrada com as demais entidades existentes na localidade. Wedneide destacou que as condições para se ter saúde estão relacionadas a diversos fatores como trabalho, educação e lazer, entre outras, e não apenas ao acesso aos serviços de saúde. Em seguida o ex-conselheiro de saúde Jerônimo Elias usou a palavra para dizer que estava feliz em presenciar o momento em que se consolida a idéia de um conselho local. Parabenizou os escolhidos e desejou que façam um bom trabalho. Ele lembrou que se deve divulgar que a reunião é aberta para que a população realmente ocupe esse importante espaço. Dando prosseguimento, Jean Morais, eleito por aclamação presidente do Conselho da Unidade de Saúde de Itaúna, disse que foi uma luta que exigiu dedicação e boa vontade, e que os agradecimentos vão para Romário e todo o CMSC, mas também para o dr. Pedro Ursulino, que incentivou a criação deste Conselho Local. Ele lembrou que tudo começou com uma idéia que evoluiu e chegou até este momento. Jean garantiu que todos trabalharão lado a lado, sem partidarismos, para construir juntos.O médico da equipe, Guilherme Sampaio, usou a palavra para dizer que é uma honra participar do primeiro Conselho de Unidade de Caruaru e reforçou que a equipe está sempre aberta para ouvir a população. Ele disse que já tem experiência com conselhos de unidade e que acredita que este tipo de espaço é adequado e eficiente para acolher e levar a bom termo as demandas da população. Ele destacou o diferencial da Unidade de Itaúna, que tem a facilidade de estar próxima do CRAS. Para ele, isso cria boas perspectivas de criar um processo de trabalho integrado e eficiente no atendimento à população. Finalizando, foram lidos nos nomes dos novos conselheiros: o agente comunitário de saúde – ACS Ivan Inácio de Lima e o médico Guilherme Garcia Sampaio, este em substituição ao dentista Diego Pereira da Silva Freire, que foi transferido para outro serviço da rede, representantes do segmento Trabalhadores em Saúde; na representação do segmento Usuários do SUS: Jean Morais, Joel Manoel, Mabel Nunes e José Bezerra, todos comprovadamente moradores da comunidade de Itaúna; como representantes da Gestão: Gessyanne Vale Paulino e Joseja Rosenilda Alves, sendo estes os nomes que comporão o Conselho da Unidade de Saúde de Itaúna no biênio 2017/2019. Depois de assinada a Ata de Frequência anexa foram dados por encerrados os trabalho e, nada mais tendo a tratar, eu, Lucivanda Maria Leite, secretária executiva do CMSC, lavrei a presente ata, que após lida e aprovada foi assinada por mim e por todos os presentes.