SECRETARIA DE SAÚDE ATENTA PARA O USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS CONTROLADOS

De acordo com o Ministério da Saúde, aproximadamente 10 milhões de brasileiros sofrem com depressão e transtornos mentais. Isso acarreta o aumento do consumo de medicamentos controlados. Esse fato é preocupante e faz com que os órgãos competentes estejam vigilantes para o uso racional de medicamentos.

Em Caruaru, a Secretaria de Saúde alerta para os cuidados com os remédios controlados. “Muitas pessoas que procuram um tratamento acha que deve ser medicada. Isso depende da situação. Muitas vezes o paciente realmente necessita. Mas têm ocasiões que isso não se faz necessário”, explica Ana Taveira, psiquiatra da Secretaria de Saúde.

Segundo Taveira, se tornou comum achar que todos os problemas da vida é uma questão médica. “A crise, o sofrimento, a perda, o luto são situações da vida. Um problema no casamento, com os filhos, com o emprego tem que ser gerenciado da melhor maneira. O remédio deve vir como última alternativa. É preciso vivenciar e entender que a estamos sujeitos a frustrações e perdas. A vida nem sempre é como a gente espera”, enfatiza.

A Secretaria de Saúde, através do programa Saúde Mental, oferece gratuitamente, sessões com psicólogos para quem precisa lhe dar melhor com problemas. Na Atenção Básica, por exemplo, existe o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que trabalha nos PSFs da cidade. Esse núcleo é composto por uma equipe multiprofissional que trabalha a saúde global do ser humano. “Temos psicólogos, nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, médicos que trabalham integrados com o paciente. É importante observar a alimentação saudável deles, mostrar os benefícios das atividades físicas, ou seja, o medicamento só é utilizado em última instância”, declara Edilene Chaves, Diretora da Atenção Básica.