CONFERÊNCIA DA SAÚDE AMPLIA DIÁLOGO COM USUÁRIOS DO SUS

O evento acontece nos dias 2 e 3 de agosto e deve reunir mais de 200 delegados que foram eleitos pela população Diante do quadro salutar de manifestações em que o país vive, a prefeitura de Caruaru se antecipou e já criou canais de diálogo com os cidadãos. Só em relação à pasta da Saúde, foram realizadas, nesse primeiro semestre, mais de 50 pré-conferências e escutadas mais de 2000 usuários dos SUS. Nesta sexta e sábado, 2 e 3 de agosto, acontece a grande Conferência de Saúde com o tema “Tecendo Redes de Atenção à Saúde”. O encontro deve reunir mais de 200 delegados, eleitos pelo povo, que vão discutir e propor soluções para os problemas de saúde do município.A abertura da conferência está marcada para às 19h da próxima sexta-feira,2, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, e contará com a presença do prefeito José Queiroz, do vice Jorge Gomes, além do Secretário de Saúde do Estado, Antônio Figueira, a Secretária de Saúde, Aparecida Souza e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcelo Bagetti.Haverá a leitura e aprovação do Regimento da VIII Conferência Municipal e, logo após, o conferencista Rodrigo Cariri, coordenador do curso de Mecidina da UFPE/Caruaru, iniciará os trabalhos.No sábado, 3, haverá um grande ato em defesa do SUS promovido por movimentos sociais e uma mesa de debate será aberta pela presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza.A rodada de debates será dividida em sete grupos com temas diversificados, entre eles, atenção à pessoa com deficiência, violência doméstica, dos moradores de áreas rurais, saúde mental e prevenção de acidentes de trânsito.De acordo com Aparecida Souza, Secretária de Saúde, é uma das oportunidades do cidadão caruaruense se manifestar. “Todas essas idéias serão consolidadas e depois de aprovada, fará parte do Plano Municipal de Saúde que é elaborado de quatro em quatro anos.”, explicou.