CONFERÊNCIA DE SAÚDE REUNE MAIS DE TREZENTOS PARTICIPANTES

A Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu nesta última sexta-feira e sábado, 2 e 3, reuniu mais de trezentos participantes, a maioria usuários do SUS, que foram eleitos como delegados para representar suas comunidades e reivindicar melhorias na área da saúde de Caruaru.

Durante o encontro, nomes de peso da área da Saúde deram suas contribuições, a exemplo de Rodrigo Cariri, coordenador do curso de medicina da UFPE Caruaru, dissecando sobre o programa do governo Federal, Mais Médicos, e a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, que tratou do tema “Redes de Atenção a Saúde: humanizadas, resolutivas e solidárias”.

“A ausência de políticas mais eficazes acaba afetando a condição de saúde da população. Nós temos hoje doenças crônicas não transmissíveis que têm determinado muito mais o adoecimento da população como o diabetes e a hipertensão. E a rede de atenção à saúde está muito organizada para a doença e não para a prevenção”, alerta Maria do Socorro.

Ela explica que o Brasil está estruturado em um sistema capitalista em que a doença gera riquezas, mercados e consumo. “Nós temos que pensar em um modelo de atenção à saúde que promova a vida e que outras práticas sejam valorizadas e haja menos dependência da saúde focada na doença que gera lucros exorbitantes para as indústrias de medicamentos e de tecnologia”, explica.

Na tarde do sábado, os delegados eleitos pelas comunidades, participaram de rodadas de debate com temas diversificados, entre eles, promoção à saúde, atenção à pessoa com deficiência, violência doméstica, saúde dos moradores de área rural, saúde da população LGBT ,prevenção de acidentes de trânsito e mecanismos de participação social.

De acordo com a dona de casa, Josefa Alves de Carvalho, que participou da Conferência, o diálogo é o primeiro passo para mudar a situação da saúde da cidade e do país. “Por meio dessa discussão é que podemos chegar a uma melhor saúde de Caruaru. A voz do povo é a voz de Deus”.