TESTE DO PEZINHO DETECTA DOENÇAS PRECOCEMENTE

teste pezinho

teste pezinho

 

O teste do pezinho é um exame simples, porém de grande importância para garantir o desenvolvimento saudável da criança. A Secretaria de Saúde de Caruaru disponibiliza, gratuitamente, o teste que deve ser feito entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê e permite fazer o diagnóstico de diversas doenças congênitas complexas que podem não ter sintomas aparentes nos recém-nascidos. Só no ano passado, a Secretaria realizou cerca de 3 mil testes, uma média de 250 por mês.

De acordo a enfermeira coordenadora do teste do pezinho, Janeide Alves, o exame é realizado na Casa de Saúde Bom Jesus e no Hospital Jesus Nazareno. “As mães que dão a luz a suas crianças já saem agendadas para realizar o teste. Sempre recebemos essas crianças de segunda a sexta-feira, a partir das 7h da manhã na Casa de Saúde Bom Jesus”, explica.

A enfermeira destaca que na hora do exame é necessário a mãe apresentar o cartão de vacina do bebê, a Declaração de Nascidos Vivos (DNV) ou a Certidão de Nascimento.

“A triagem não pode ser realizada, logo após o nascimento, pois para o diagnóstico da fenilcetonúria é necessário que a criança já tenha sido amamentada, pois no teste é verificada a taxa de níveis anormais de fenilalanina no sangue do bebê.”, explica Janeide Alves.

O teste permite o tratamento precoce e a diminuição ou eliminação das seqüelas associadas a essas doenças. Através da gota de sangue coletada do calcanhar do bebê, pode ser apontada, precocemente, a fenilcetonúria, o hipotiroidismo congênito, a fibrose cística, a anemia falciforme e outras hemoglobinopatias.