ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA DESENVOLVE PROGRAMAS PARA DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS EM CARUARU

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Assistência Farmacêutica, desenvolve diversos programas de distribuição de medicamentos. Cerca de 30.000 receituários são atendidos mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde. A padronização de medicamentos da Atenção Básica consta de 112 fármacos em 173 apresentações, distribuídos nos PSF’s, Centros de Saúde e nos ambulatórios das policlínicas.

Segundo a Farmacêutica, Taciana Carvalho, Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, os procedimentos para ter acesso aos medicamentos variam de acordo com o programa. “Por exemplo, no Glaucoma, o paciente é avaliado pelo oftalmologista de referência e recebe o colírio no próprio consultório. Para recebimento dos medicamentos controlados, os usuários devem procurar o Centro de Saúde Ana Rodrigues e às Policlínicas do Salgado e Vassoural. Os usuários do Programa de Parkinson realizam o cadastro e o recebimento na CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico, assim como os do Programa de Transtornos Bipolar que fazem uso de Risperidona. Já para os usuários dos Programas de Hipertensão e Diabetes, de posse da receita médica, podem dirigir-se a qualquer unidade básica de saúde”, explica.

De acordo ainda com a farmacêutica, diversas classes de medicamentos são oferecidas gratuitamente à população, tais como: analgésicos, antitérmicos, antibióticos, antialérgicos, medicamentos dos Programas de Asma e Rinite, contraceptivos orais e injetáveis, para hipertensão, diabetes, osteoporose, transtornos mentais, anticonvulsivantes, antidepressivos, dentre outros. “A Assistência Farmacêutica reúne um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, por meio da promoção do acesso aos medicamentos de forma racional, sendo nosso dever assegurar à população medicamentos de qualidade”, afirma.