REUTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS BENEFICIA MAIS DE 300 PESSOAS CARENTES

Já imaginou alimentos, que poderiam ir para lata do lixo, como cascas de abacaxi, banana e goiaba, serem transformados em deliciosos bolinhos doces, salgados, patês e brigadeiros. Detalhe: todas essas guloseimas ricas em proteínas, vitaminas e fibras. Assim é o projeto de reutilização de alimentos, que a Prefeitura de Caruaru desenvolve, através da Secretaria de Saúde. Cerca de 300 pessoas são beneficiadas.  A promoção de saúde acontece nos bairros do Salgado, São João da Escócia, vila Rafael, Cidade Jardim e as creches Leopoldina e Flora Bezerra.

 O projeto está inserido na proposta de trabalho do Núcleo de Apoio de Saúde da Família. Uma equipe com mais de dez profissionais levam para as pessoas novos hábitos alimentares saudáveis, além de reaproveitar integralmente os alimentos. São produzidas receitas econômicas, nutritivas e saborosas que podem ser desenvolvidas a partir de folhas, cascas, talos de frutas e legumes, ou seja, as partes mais nobres dos alimentos que iriam para o lixo.

 Com cascas de maçã, manga e melancia, por exemplo, são produzidos shakes, salgados e patês. A soja também é matéria prima para fazer bolinhos de soja e soja refogada. Da macacheira, surgem brigadeiros deliciosos e com menos caloria, pois não são utilizados leite condensado. “É de fundamental importância a utilização de forma integral dos alimentos, pois além de diminuir gastos, melhora a qualidade nutricional e reduz o desperdício de alimentos”, explica Aparecida Souza, Secretária de Saúde.

 No Salgado, um dos bairros beneficiados, existe um salão que fica por traz da unidade de Saúde. Naquele espaço, há uma cozinha com todos os utensílios necessários para ensinar as mulheres como reutilizar os alimentos. “Uma ou duas vezes por mês realizamos aulas de como fazer deliciosos pratos com sobras de alimento e tudo isso com um baixo custo. Todas essas ações são desenvolvidas no combate a fome e a miséria. O nosso país é o quarto maior produtor de alimentos, porém ocupa o sexto lugar em subnutrição. A alimentação é a base da vida. Dela depende o estado de saúde do ser humano, porém o desconhecimento dos princípios nutritivos dos alimentos, bem como o seu aproveitamento, ocasiona o desperdício de toneladas de recursos alimentares.”, esclarece a nutricionista Sandra Galindo, uma das coordenadoras do projeto.