REDE DE ATENÇÃO BÁSICA

A Rede Municipal de Atenção Básica de Caruaru conta com 62 unidades do programa federal Estratégia de Saúde da Família, também conhecidas como USFs, e quatro Centros de Saúde. As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde.

Estas unidades são conhecidas como portas de entrada do Sistema de Saúde porque são o primeiro serviço que o usuário do SUS deve procurar. Grande parte das questões de saúde pode ser resolvida lá, onde são oferecidas ações de prevenção e promoção, evitando a busca pelas emergências e o agravo dos problemas de saúde.

Normalmente o agente comunitário de saúde localiza o usuário ao fazer seu cadastro na residência, mas nada impede que o próprio usuário busque o serviço básico de saúde mais próximo de sua residência.

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos – manhã e tarde.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS

  • Acolhimento
  • Vacinação
  • Consultas médicas básicas
  • Consultas de enfermagem
  • Curativos
  • Entrega de medicamentos básicos
  • Aferição de Pressão arterial
  • Teste rápido de glicose capilar (HGT)
  • HiperDia (controle e acompanhamento da Hipertensão e Diabetes)
  • Coleta de material para exames de sangue
  • Consultas e tratamentos odontológicos
  • Planejamento familiar (com entrega de pílulas anticoncepcionais e de preservativos)
  • Pré-natal (O ideal é fazer seis ou mais consultas, sendo, no mínimo, duas pelo médico da família)
  • Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 2 anos
  • Acompanhamento de desnutridos
  • Administração de vitamina A para menores de 5 anos
  • Prevenção do câncer da mama e ginecológico
  • Atividades de Promoção de saúde e prevenção de doenças
  • Marcação de consultas especializadas
  • Marcação de exames especializados
  • Visitas domiciliares
  • Cadastramento de famílias na área de responsabilidade do PSF
  • Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis
  • Tratamento da Tuberculose
  • Tratamento de Hanseníase
  • Avaliação da necessidade de acionar ambulância
  • Encaminhamento para urgências

ACOLHIMENTO

O Acolhimento é um serviço que está sendo implantado em todas as unidades de saúde da família. A proposta é acolher e ouvir todos os usuários, que somente sairão da unidade com seu problema resolvido ou referenciado para a Unidade que tenha o atendimento de que ele necessita.

CAMINHO DO PACIENTE

A família que mora em um território de ESF ou EACS receberá a visita do seu ACS, no mínimo, uma vez por mês, sempre informando sobre todos os horários e serviços que dispõe a unidade, além de investigar como está a saúde dos moradores.

Quando algum membro da família necessita de atendimento ou de algum serviço da unidade deve procurar a unidade de saúde e será atendido.

A família que não for do território de ESF ou EACS terá acesso aos atendimentos básicos através dos Centros de Saúde, onde dispõe dos procedimentos de enfermagem, vacinação e curativo.

Além disso, tem acesso a consultas médicas básicas (clínico geral, ginecologia e pediatria) e odontologia ligando para o 0800 281 7080.

A partir deste primeiro acesso ao sistema de saúde, a unidade básica fará os encaminhamentos aos outros serviços de saúde que o usuário necessitar.

OUTROS SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA:

NASF Os núcleos de apoio à saúde da família – NASF são equipes multidisciplinares (Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Educador Físico e Fisioterapeuta) que apoiam todas as ações nas unidades da Estratégia de Saúde da Família. Existem 3 equipes na cidade de Caruaru que atuam nas seguintes áreas:

Caiucá I

Caiucá II

Vila Kennedy I

Vila Kennedy II

Cajá

Padre Inácio

José Carlos de Oliveira I

José Carlos de Oliveira II             

Morro Centenário

Centenário

São João da Escócia I

São João da Escócia II Santa Rosa

Morro São Francisco

Jardim Liberdade

Terra Vermelha

Rafael

Jardim Panorama I

Agamenon Magalhães I              

Salgado I

Salgado II

Salgado III

Salgado IV

Cidade Jardim


 PROGRAMA MELHOR EM CASA – O serviço de atendimento domiciliar – Melhor em Casa – SAD também é um serviço da atenção básica. Este recebe pacientes saídos dos hospitais, mas que ainda necessitam de cuidados específicos na sua residência.

É composto por enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, além de uma equipe de apoio composta por fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social. O paciente ou familiar deve procurar a base mais próxima de sua residência para ter acesso ao serviço. Este deve permanecer cadastrado e acompanhado neste serviço por até 90 dias, até estabilizar seu quadro e então ser encaminhado para continuar seu acompanhamento pela equipe da ESF.

DIVISÃO DAS EQUIPES E ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO SAD

Equipe de Atenção Domiciliar

Unidade de Referência

Localidades atendidas

EMAD 1

Território I

UPA do Salgado

Salgado, Mauricio de Nassau, Maria Gorete, Universitário, Lot Luiz Gonzaga, Indianópolis Cedro, Riachão, Cohab III, Morada Nova, Gonçalves Ferrreira, adjacências

EMAD 2

Território II

UPA Vassoural

Vassoural, Centro, São Francisco, Centenário, Petrópolis, Pinheirópolis, Monte Bom Jesus, Santa Rosa, Rafael, Canaã, Juá, Lajes, Itaúna, Malhada de Barreiras Queimadas, Terra Vermelha, Pau Santo, e adjacências.

EMAD 3

Território III

Hospital Manoel Afonso

Boa Vista, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, Santa Clara e Divinópolis, Nova Caruaru, Vila Kennedy, Caiuca, Pe. Inácio, João Mota, José Carlos de Oliveira, Cajá, Agamenon Magalhães, Peladas, Alto do Moura, Xicuru, Lagoa de Pedra, adjacências.