REDE DE ATENÇÃO BÁSICA
A Rede Municipal de Atenção Básica de Caruaru conta com 62 unidades do programa federal Estratégia de Saúde da Família, também conhecidas como USFs, e quatro Centros de Saúde. As equipes são formadas por médico clínico, enfermeiro, dentista, técnico de enfermagem, auxiliar de Saúde Bucal, recepcionista, auxiliar de serviços gerais e os agentes comunitários de saúde.
Estas unidades são conhecidas como portas de entrada do Sistema de Saúde porque são o primeiro serviço que o usuário do SUS deve procurar. Grande parte das questões de saúde pode ser resolvida lá, onde são oferecidas ações de prevenção e promoção, evitando a busca pelas emergências e o agravo dos problemas de saúde.
Normalmente o agente comunitário de saúde localiza o usuário ao fazer seu cadastro na residência, mas nada impede que o próprio usuário busque o serviço básico de saúde mais próximo de sua residência.
Todas as unidades de saúde da Atenção Básica funcionam de segunda a sexta-feira nos dois turnos – manhã e tarde.
SERVIÇOS DISPONÍVEIS
- Acolhimento
- Vacinação
- Consultas médicas básicas
- Consultas de enfermagem
- Curativos
- Entrega de medicamentos básicos
- Aferição de Pressão arterial
- Teste rápido de glicose capilar (HGT)
- HiperDia (controle e acompanhamento da Hipertensão e Diabetes)
- Coleta de material para exames de sangue
- Consultas e tratamentos odontológicos
- Planejamento familiar (com entrega de pílulas anticoncepcionais e de preservativos)
- Pré-natal (O ideal é fazer seis ou mais consultas, sendo, no mínimo, duas pelo médico da família)
- Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 a 2 anos
- Acompanhamento de desnutridos
- Administração de vitamina A para menores de 5 anos
- Prevenção do câncer da mama e ginecológico
- Atividades de Promoção de saúde e prevenção de doenças
- Marcação de consultas especializadas
- Marcação de exames especializados
- Visitas domiciliares
- Cadastramento de famílias na área de responsabilidade do PSF
- Tratamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis
- Tratamento da Tuberculose
- Tratamento de Hanseníase
- Avaliação da necessidade de acionar ambulância
- Encaminhamento para urgências
ACOLHIMENTO
O Acolhimento é um serviço que está sendo implantado em todas as unidades de saúde da família. A proposta é acolher e ouvir todos os usuários, que somente sairão da unidade com seu problema resolvido ou referenciado para a Unidade que tenha o atendimento de que ele necessita.
CAMINHO DO PACIENTE
A família que mora em um território de ESF ou EACS receberá a visita do seu ACS, no mínimo, uma vez por mês, sempre informando sobre todos os horários e serviços que dispõe a unidade, além de investigar como está a saúde dos moradores.
Quando algum membro da família necessita de atendimento ou de algum serviço da unidade deve procurar a unidade de saúde e será atendido.
A família que não for do território de ESF ou EACS terá acesso aos atendimentos básicos através dos Centros de Saúde, onde dispõe dos procedimentos de enfermagem, vacinação e curativo.
Além disso, tem acesso a consultas médicas básicas (clínico geral, ginecologia e pediatria) e odontologia ligando para o 0800 281 7080.
A partir deste primeiro acesso ao sistema de saúde, a unidade básica fará os encaminhamentos aos outros serviços de saúde que o usuário necessitar.
OUTROS SERVIÇOS DA ATENÇÃO BÁSICA:
NASF – Os núcleos de apoio à saúde da família – NASF são equipes multidisciplinares (Psicólogo, Nutricionista, Assistente Social, Educador Físico e Fisioterapeuta) que apoiam todas as ações nas unidades da Estratégia de Saúde da Família. Existem 3 equipes na cidade de Caruaru que atuam nas seguintes áreas:
Caiucá I Caiucá II Vila Kennedy I Vila Kennedy II Cajá Padre Inácio José Carlos de Oliveira I José Carlos de Oliveira II |
Morro Centenário Centenário São João da Escócia I São João da Escócia II Santa Rosa Morro São Francisco Jardim Liberdade Terra Vermelha Rafael |
Jardim Panorama I Agamenon Magalhães I Salgado I Salgado II Salgado III Salgado IV Cidade Jardim |
PROGRAMA MELHOR EM CASA – O serviço de atendimento domiciliar – Melhor em Casa – SAD também é um serviço da atenção básica. Este recebe pacientes saídos dos hospitais, mas que ainda necessitam de cuidados específicos na sua residência.
É composto por enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, além de uma equipe de apoio composta por fonoaudiólogo, nutricionista e assistente social. O paciente ou familiar deve procurar a base mais próxima de sua residência para ter acesso ao serviço. Este deve permanecer cadastrado e acompanhado neste serviço por até 90 dias, até estabilizar seu quadro e então ser encaminhado para continuar seu acompanhamento pela equipe da ESF.
DIVISÃO DAS EQUIPES E ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO SAD
Equipe de Atenção Domiciliar |
Unidade de Referência |
Localidades atendidas |
EMAD 1 Território I |
UPA do Salgado |
Salgado, Mauricio de Nassau, Maria Gorete, Universitário, Lot Luiz Gonzaga, Indianópolis Cedro, Riachão, Cohab III, Morada Nova, Gonçalves Ferrreira, adjacências |
EMAD 2 Território II |
UPA Vassoural |
Vassoural, Centro, São Francisco, Centenário, Petrópolis, Pinheirópolis, Monte Bom Jesus, Santa Rosa, Rafael, Canaã, Juá, Lajes, Itaúna, Malhada de Barreiras Queimadas, Terra Vermelha, Pau Santo, e adjacências. |
EMAD 3 Território III |
Hospital Manoel Afonso |
Boa Vista, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, Santa Clara e Divinópolis, Nova Caruaru, Vila Kennedy, Caiuca, Pe. Inácio, João Mota, José Carlos de Oliveira, Cajá, Agamenon Magalhães, Peladas, Alto do Moura, Xicuru, Lagoa de Pedra, adjacências. |