PROGRAMA “MELHOR EM CASA” DE CARUARU É REFERÊNCIA PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

Durante esta semana, uma equipe do programa “Melhor em Casa” de Alagoas, da cidade de Marechal Deodoro, está em Caruaru para serem capacitados e orientados sobre como o serviço está sendo desenvolvido. A escolha da cidade foi uma decisão do Ministério da Saúde que vê a Capital do Agreste como modelo do programa para todo o país, com destaque para o Nordeste.

O grupo de alagoanos é formado por psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro e nutricionista. De acordo com Luciana Bento, membro da equipe, o objetivo é levar a experiência positiva para o estado de Alagoas. “Viemos indicados pelo Ministério da Saúde que caracterizou as três equipes do programa ‘Melhor em Casa’ de Caruaru como referência de excelentes resultados. Até esta quarta-feira vamos nos dividir entre os profissionais da cidade e vamos ser capacitados por eles. Nossa meta é voltar para Alagoas mais embasados e com mais propostas para a população do nosso estado.”, explicou.

O programa “Melhor em Casa” foi implantado em junho de 2012 pelo prefeito José Queiroz e já atendeu mais de trezentos pacientes em um ano de funcionamento. O programa é formado por uma equipe multiprofissional que atende apenas pacientes acamados os quais deixaram o hospital e necessitam de cuidados especiais em casa. Os casos mais frequentes são pessoas que realizaram cirurgias ortopédicas, sequelados de AVC e outras situações que necessitam de cuidados continuados.