“MAIS MÉDICOS” JÁ ATENDEU MAIS DE 4 MIL CARUARUENSES

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta terça-feira, (17), mostra que o “Mais Médicos” já atendeu 4.340 pessoas, desde 16 de setembro, quando os primeiros profissionais começaram a trabalhar no município. Isso representa um expressivo aumento de consultas médicas na Atenção Básica, cuja principal função é a medicina preventiva.

As duas primeiras profissionais médicas, brasileiras, começaram a atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS) do João Mota e no Centro de Saúde da Boa Vista I. Até o momento já realizaram 1.876 atendimentos.

Por sua vez, os médicos cubanos começaram a atender no dia 18 de novembro e já consultaram 2.464 caruaruenses.  Eles estão trabalhando em seis localidades: Serranópolis , José Carlos de Oliveira, Morada Nova, Taquara, Novo Mundo e Lagoa de Pedra.

Com o reforço dos dez novos profissionais vindos da ilha caribenha, a tendência é a ampliação do atendimento individual, na cidade e na zona rural, e, ao mesmo tempo, a extensão da rede municipal de atenção básica a localidades ainda não contempladas.

De acordo com o prefeito José Queiroz, a Saúde de Caruaru está passando por uma verdadeira revolução. “Estamos caminhando para ter a maior rede de saúde do interior do Estado. Estamos investindo pesado na Atenção Básica e na Rede Especializada do município, contando, também, com os expressivos investimentos do Governo do Estado”, destacou.

Novos cubanos – Nesta última segunda-feira (16), chegaram a Caruaru mais 10 médicos cubanos que vão atuar nos bairros Santa Rosa, Vila Kennedy, Vassoural, Centenário e na zona rural do Juá. Com o programa Mais Médicos, a prefeitura já conseguiu ampliar a Atenção Básica de 42 unidades para 49. Até o final deste ano, deve chegar até 57 equipes em atendimento com terceira etapa do programa.