MAIS DE 70 MILHÕES DE REAIS FORAM INVESTIDOS NA SAÚDE DE CARUARU NOS DOIS PRIMEIROS QUADRIMESTRES DE 2013

A Secretaria de Saúde realizou nesta quinta-feira (26), na Câmara Municipal, a 1ª Audiência Pública da Saúde. Foram apresentadas à sociedade civil as ações que a pasta desenvolveu durante o ano de 2013 e a prestação de contas dos recursos financeiros aplicados no setor público. Só nos dois primeiros quadrimestres do ano corrente, Caruaru investiu mais de 70 milhões de reais. Desse montante, cerca de 36 milhões foram provenientes dos cofres públicos do município, o que representa 22,58% da receita total.

A Atenção Básica investiu R$ 21.922.054,74. Já a Média e Alta Complexidade gastou R$ 38.785.486,09. A Vigilância em Saúde e a Assistência Farmacêutica aplicaram no setor mais de seis milhões de reais.

Durante a reunião, também foi divulgado o balanço de atendimento ambulatorial nas mais de 80 unidades de saúde que o município dispõe. As consultas médicas especializadas ultrapassaram a casa dos 80  mil. Na Atenção Básica, mais de 100 mil pessoas foram atendidas gratuitamente no Sistema Público de Saúde. No setor de urgência, Caruaru teve 136.154 pessoas assistidas.

Participaram da Audiência, doze vereadores, maior parte, dos recém empossados, além de usuários do SUS, diretores e funcionários da Secretaria de Saúde e integrantes do Conselho Municipal de Saúde.

De acordo com a vereadora Rosimery da Apodec, a audiência é uma oportunidade para que a população dê sugestões para o aperfeiçoamento do serviço público. “A Secretaria de Saúde está de parabéns, pois ela tomou a iniciativa e convocou a população. Não foi o inverso. As pessoas precisam saber onde o dinheiro dos nossos impostos estão sendo aplicados. Além disso, Aparecida Souza mostrou, de forma muito positiva, todos os avanços que Caruaru está passando na área da Saúde com a implantação de novos serviços e construção de novas unidades.”, destacou Rosimery.