SAÚDE MENTAL PASSA POR AJUSTES PARA MELHORAR O ATENDIMENTO

Atendendo à solicitação dos usuários que utilizam o sistema de marcação de consultas e atendimento da Unidade de Saúde Mental Ana Rodrigues, a gerencia da unidade, a coordenação de saúde mental e a Secretaria de Saúde fizeram uma reunião para discutir as demandas e encontrar alternativas para melhorar o sistema.

O principal diagnóstico que justifica as longas filas vistas no mês de dezembro e primeira semana de janeiro, de acordo com a coordenação da saúde mental, “foi o fato de boa parte desses usuários terem procurado a Secretaria para solicitar a renovação do atestado de que ele é paciente mental, para então dar entrada no cartão de gratuidade de transporte coletivo de Caruaru, que está passando por mudanças”, explicou a coordenadora Edna Batista de Almeida. Hoje, existem cadastrados 25 mil pacientes na rede.

Mesmo com a justificativa, a secretaria pensou uma forma para minimizar o desgaste dos pacientes. Ficou definido que as marcações serão realizadas nas segundas, quartas e quintas, a partir das 7h.  Em cada dia de marcação, serão disponibilizadas 50 vagas. Todos os dias serão realizadas as consultas pelos nove médicos cadastrados na unidade.

“Esperamos que as filas diminuam. Temos uma demanda muito grande, de 25 mil, se comparada a oferta mensal de 1.500 atendimentos. Embora nem todos os cadastrados tenham acompanhamento médico por opção, mesmo assim, contabiliza-se que mais de 10 mil usuários vão constantemente à unidade para pegar medicação, realizar consultas ou marcar”, pontuou a secretária executiva Wedneide Almeida.