Institucional

A Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde, instituída através Portaria nº 1559 de 1º/08/2008, determina que a Regulação do Acesso à Assistência seja efetivada pela disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão por meio de atendimentos às urgências, consultas, leitos e outros que se fizerem necessários.

A Secretaria de Saúde de Caruaru vem disponibilizando e aperfeiçoando, desde 2006, um sistema de acesso a consultas e exames próprios: o INFOCRAS, sistema de regulação em saúde o qual foi desenvolvido em ambiente Web, que pode ser acessado pelo link www.infocras.com.br. Ele é destinado a automatizar o processo de regulação dos serviços ambulatoriais. Por ele são agendados:

  • Consultas médicas especializadas
  • Consultas odontológicas especializadas
  • Fisioterapia
  • Exames anatomopatológicos, laboratoriais, por imagem e especializados
  • Cirurgias ambulatoriais
  • Terapias oftalmológicas

O INFOCRAS, atualmente, é dividido em módulos: um para o agendamento de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas ambulatoriais de média complexidade e uma gama de perfis distintos que permitem o acesso do usuário com um escalonamento de funções, além de disponibilizar relatórios gerenciais para o monitoramento e subsidiar as ações de avaliação e controle. Possui uma aba de fila de espera que permite ao gestor da Secretaria Municipal de Saúde enxergar e gerenciar a sua demanda reprimida seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde a sistemas de acesso.

Para a Regulação funcionar é necessária a figura do usuário, a unidade solicitante (unidade básica: ESF , PACS, centro de saúde, ambulatório de especialidades), o profissional regulador que avalia os encaminhamentos de acordo com o protocolo NOA (protocolos assistenciais adotados no sentido de ordenar as solicitações e definir a priorização do acesso pela gravidade clínica do usuário) e direciona para as unidades executantes, que são os estabelecimentos que realizam os procedimentos de média e alta complexidade, utilizando profissionais das várias especialidades, fechando assim o processo: