Resumo Executivo Junho 2018

COORDENAÇÃO: Romário dos Santos Silva

PRESENÇAS: 18

CONSELHEIROS PRESENTES:

Gessyanne Vale Paulino (secretária em exercício) – Gestão – Secretaria Municipal de Saúde, Titular;

Wedneide Cristiane de Almeida – Gestão – Secretaria Municipal de Saúde, Suplente;

Tamine Poliane Mota Miranda – Gestão – Secretaria Municipal de Saúde, Titular;

Ana Lúcia de Souza Leão Ávila – Gestão – Secretaria Municipal de Saúde, Suplente

Francisco de Assis Santos – Instituições de Ensino e Pesquisa – ASCES, Titular;

Mércia Maria Quintino da SilvaTrabalhador – Conselho Regional de Fonoaudiologia, Titular;

Anderson Kleber de Melo LopesTrabalhador Conselho Regional de Psicologia, Titular;

Maria Lucienide Silva Lemos – Trabalhador Conselho Regional de Psicologia, Suplente;

Douglas Simião Silva – Trabalhador – Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias do Agreste Setentrional de Pernambuco –, Titular;

Carlos Roberto Pereira da Silva – Trabalhador– Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco – Titular;

Lucy Tertulina Alves Lima – Associação Caruaruense de Cegos – Titular;

Esnande Quirino da Silva – Associação de Pessoas com Deficiência de Caruaru- APODEC – Titular;

Jaciara Rosângela José de Santana – Assoc. Moradores do Bairro Deputado José Antonio Liberato – Titular;

Lilian Barros Pinto – Usuário -Assoc. dos Moradores do Loteamento Encanto da Serra, Suplente;

Romário dos Santos Silva – Usuário – Assoc. dos Moradores e Pequenos Produtores do Sítio Serra Velha, Titular;

Irmina Liduína Boudens – Fundação Santuário das Comunidades Eclesiais de Base do Agreste PE, Titular;

Wilka Moura de Souza – Pastoral da Criança – Titular;

Maria José de Carvalho – Usuário – STR-PE Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Titular;

PAUTA:

ITEM 1 Apresentação sobre Mudanças no Laboratório Municipal, pelo gerente administrativo André Coimbra. Ele informou que o Laboratório tem 67 postos de coleta e realiza uma média de 34 mil exames/mês; possui um quadro de 33 servidores, entre eles 10 técnicos de laboratório e 15 profissionais de nível superior. Ele destacou as intervenções realizadas até o momento para melhorar o serviço prestado, a exemplo de: adequação do espaço para recebimento e conferência de amostras; definição com a Atenção Básica de nova rota e cronograma de coleta; redefinição de escala de motoqueiros; amostras da zona rural sendo entregues pelos seus motoristas da área.

Entre outros detalhamentos, o gerente apresentou como propostas a serem implantadas no Laboratório Municipal: descentralização das coletas de hormônio e pré-operatório para os Centros de Saúde; capacitação dos postos de coleta acerca de recipientes adequados, instruções de coleta e identificação de amostras; acesso ao CNS para minimizar erros de digitação; Criação de formulário para preenchimento de dados do paciente pelos postos de coleta; liberação de resultados em até 05 dias úteis (com o laboratório todo interfaceado); impressão de laudos on-line em todas as unidades de saúde da Atenção Básica e da Atenção Especializada.

INFOMES DA GESTÃO:

ITEM 1 – A Atenção Básica apresentou alguns resultados de ações realizadas no mês de MAIO nas escolas municipais dentro do programa Aprender com Saúde. A coordenação de Saúde Bucal informou que foram atendidos 3.801 estudantes, dos quais 2.024 receberam aplicação tópica de flúor.

Caruaru, 21 de Junho de 2018

Lucivanda Maria Leite